noc@pop-pi.rnp.br (86)3216-6090/99515-9042

RNP lança chamada pública para Programa de GTs de 2022

Nesta quarta-feira (9/6), a RNP lançou a sua chamada pública para o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Grupos de Trabalho de 2022, pela qual serão desenvolvidos novos produtos e serviços. Pesquisadores de instituições públicas e privadas poderão enviar suas propostas até o dia 30/7. Os resultados dessa chamada pública serão divulgados no dia 18/10, com o anúncio dos novos Grupos de Trabalho selecionados.

Este ano, o edital convida a comunidade científica e também startups interessadas em empreender em parceria com a RNP, para a criação de um Produto Minimamente Viável (do inglês MVP) como principal resultado do projeto de PD&I. Este MVP deve ser obrigatoriamente desenvolvido para a criação de um novo produto ou serviço que possa beneficiar o Sistema RNP.

Os projetos serão desenvolvidos ao longo de 2022 e terão duração de 12 meses. Ao longo do período, a RNP irá apoiar na adoção de ferramentas e técnicas na modelagem do negócio.

A lista não exaustiva de tópicos de interesse da RNP na chamada pública inclui Inteligência Artificial, Big Data, Blockchain, Internet das Coisas (IoT), Gestão de Identidade, Educação a Distância, Telessaúde, Trabalho colaborativo, e Cibersegurança.

Sobre o Programa de PD&I da RNP

Desde 2002, a RNP vem aprimorando sua gestão de programas de PD&I, realizados por meio de um processo de inovação aberta. Os resultados alcançados ao longo desses anos são fruto da importante parceria da RNP com a comunidade científica e acadêmica, com quem a RNP explora a vanguarda das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Acesse o edital

Modelo de submissão de propostas

Catálogo de equipamentos e serviços de nuvem pública IaaS 2021