noc@pop-pi.rnp.br (86)3216-6090/99515-9042

OpenRAN@Brasil lança site oficial do programa

O OpenRAN@Brasil, programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, executado pela RNP e o CPQD, lançou seu site oficial: https://www.openranbrasil.org.br  

A plataforma tem o objetivo de disseminar as notícias relacionadas ao programa, como chamadas públicas, eventos, artigos, relatórios, entre outras comunicações. Também será possível conhecer as fases do programa, instituições participantes e composição do Comitê de Governança (Steering Board).  

Em 2021, a RNP, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) e outros parceiros lançaram o OpenRAN@Brasil, dentro do Programa Prioritário em Informática (PPI) de Internet Avançada, que visa apoiar o desenvolvimento do 5G de forma segura e acelerar o avanço do ecossistema de redes abertas no país. 

Em março deste ano, a RNP lançou a primeira chamada pública do programa destinada ao setor acadêmico para que sejam formados grupos de trabalho que vão cooperar no desenvolvimento do testbed do OpenRAN@Brasil. O objetivo é avançar no desenvolvimento e na adição de funcionalidades e tecnologias do ambiente de testes.