noc@pop-pi.rnp.br (86)3216-6090/99515-9042

Propostas escolhidas para o Comitê Técnico de Ciência de Dados e Inteligência Artificial são divulgadas

A RNP divulgou as propostas selecionadas pela Carta-convite 03/2023 para o Comitê Técnico de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (CT-CDIA). Foram selecionadas 5 propostas e 2 suplentes: 

- Previsão de falhas do tráfego de redes com modelos neurais sem peso (Orientador: Leopoldo André Dutra)

- Segmentação dos usuários e predição da experiência de uso de serviço de Conferência Web da RNP (Orientador: Marcelo de Souza)

- Revisão rápida da literatura sobre Ciência Aberta em âmbito nacional a partir de repositórios de dados de pesquisa em saúde alavancada por aplicações de inteligência artificial (Orientador: Sílvio César Cazella)

 - Identificação de problemas de desempenho a partir da correlação de dados de monitoramento de MonIpê (Orientador: Rafael L. Gomes) 

- Uso de reconhecimento de padrão nos dados dos SGIS para prevenção de incidentes de segurança (Orientador: Danilo C. A. Silva) 

Propostas suplentes

- Aplicação de práticas de Ciência Aberta para viabilizar reprodutibilidade de modelos de Aprendizado de Máquina (Orientador: Pedro Luiz Pizzigatti Correa)

- Análise de similaridade semântica de sentenças baseada em métodos de Inteligência Artificial clássicos, profundos e bioinspirados (Orientador: Rafael Torres Anchieta)

Para mais detalhes sobre as propostas, acesse o arquivo da deliberação do Comitê de Avaliação

O Comitê Técnico de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (CT-CDIA) visa ser um fórum de discussão aberto para estudar o futuro das aplicações de ciência de dados e IA, nas mais variadas áreas de pesquisa, mas com ênfase em aplicações de interesse do Sistema RNP, tais como educação, cultura, telemedicina, cibersegurança, redes de computadores e melhorias de processos organizacionais. 

O objetivo final do CT é o de realizar, em ciclos anuais, prospecção tecnológica em IA e propor uma visão de futuro no tema à RNP, contribuindo para a identificação de novas tecnologias e aplicações que orientem novos investimentos em P&D.