noc@pop-pi.rnp.br (86)3216-6090/99515-9042

WRNP vai mostrar tecnologias desenvolvidas por grupos de trabalho para saúde e educação

A 24ª edição do Workshop RNP (WRNP) terá um espaço para divulgação de tecnologias inovadoras em desenvolvimento por oito grupos de trabalho da organização, com foco em soluções para educação, saúde e tecnologia.

Iniciado pela RNP em 2002, o Programa de PD&I em Serviços Avançados visa dar suporte ao desenvolvimento de projetos promissores, para que possam criar produtos de ponta e um modelo de negócios próprio.

“Temos mais de 20 anos inovando em parceria com a academia. O objetivo do programa sempre foi, desde sua origem, contratar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação para desenvolver novos produtos a serem oferecidos aos clientes da RNP. Desde 2019, passamos a trabalhar com dois eixos de desenvolvimento do projeto, o de produto e o de negócios”, detalha André Marins, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da RNP.

Quatro das soluções que serão apresentadas no WRNP estão na chamada fase 1 do programa, quando os desenvolvedores trabalham na criação de um produto que possa ser usado, o MVP (Mínimo Produto Viável). Nesta fase, eles também iniciam a criação de um modelo de negócios.

É o caso, por exemplo, da Metahealth, plataforma que usa realidade virtual e o conceito de metaverso para ensino, atualização e acompanhamento de profissionais de saúde e de alunos dessas carreiras em ambientes hospitalares. A ideia é promover um novo modelo de ensino em um ambiente controlado, que possa ser feito à distância e de maneira imersiva. A solução funciona com óculos de realidade virtual padrão, como os que já estão no mercado.

Outras quatro soluções estão na fase 2, quando a ferramenta já está madura o suficiente para ser usada. O grupo de trabalho se torna então uma startup, e os desenvolvedores trabalham na busca de usuários ao mesmo tempo em que aperfeiçoam a solução.

O LANSE é uma das aplicações que já está nesse estágio. Usando inteligência artificial, a ferramenta consegue prever a probabilidade de um aluno reprovar ou abandonar seu curso ou uma disciplina específica. A previsão é feita ao comparar padrões de comportamento de estudantes atuais com alunos antigos. O LANSE funciona de maneira integrada a um ambiente de sala de aula virtual, o Moodle, e coleta os dados necessários de maneira automatizada. O objetivo é ajudar os gestores na redução da evasão escolar.

Além de LANSE e Metahealth, outras seis soluções de ponta serão apresentadas no primeiro dia do WRNP, 22 de maio, das 10h30 às 12h. Três delas são voltadas para o setor de saúde, uma para a área de tecnologia propriamente dita e duas para educação, com soluções de edge computing e para redes de computadores de universidade, por exemplo. A lista completa pode ser vista aqui.

O WRNP 2023 discutirá, ainda, temas como Inteligência Artificial, Open RAN, Web 3.0 e Machine Learning, entre muitos outros. Confira aqui a programação completa do evento.

O evento será realizado no hotel Royal Tulip em Brasília junto ao Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC). As inscrições para o evento presencial podem ser feitas aqui. Quem não puder participar presencialmente do WRNP terá a oportunidade de acompanhar a transmissão gratuita ao vivo da programação principal do evento. É só acessar o site do WRNP e escolher a opção “Somente Online”.