noc@pop-pi.rnp.br (86)3216-6090/99515-9042

Início

A FAPEPI, desde 1996, abriga o Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – PoP-PI, através de parceria firmada com o Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT(antigo MCT agora MCTI), Ministério da Educação – MEC e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP, viabilizando acesso à Internet para instituições de pesquisa e ensino do Estado. A RPP(Rede Piauiense de Pesquisa) vem sendo implementado pela FAPEPI, desde 1996, com a denominação de Projeto Infovias. Esta rede funciona em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP, permitindo a utilização de sua infra-estrutura tecnológica instalada no Estado através do PoP-PI, com o objetivo de expandir os serviços de acesso à Internet, através dos campi da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, para instituições de ensino e pesquisa pública e privada do interior do Estado.

Em 2004 a RPP oferecia os serviços de Internet a 12 (doze) instituições públicas sediadas na capital e em 09 (nove) municípios piauienses – Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piripiri e São Raimundo Nonato.

Inicialmente, o PoP-PI foi implantado com uma velocidade de apenas 64 Kbps e estava interligado ao backbone da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa do Estado do Ceará – Pop-CE. Em 2003, o Ponto de Presença passou a operar a uma velocidade de 6 Mbps, com perspectiva de, no início de 2005, atingir a velocidade de 34 Mbps. Este ponto utiliza a tecnologia ATM e faz parte do backbone da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa do Rio de Janeiro - POP-RJ, o que possibilita o acesso aos backbones do mundo inteiro.

Evolução

A seguir os principais marcos na evolução no link do backbone da RNP no Piauí