noc@pop-pi.rnp.br (86)3216-6090/99515-9042

Perguntas Frequentes

Conectividade

Indisponibilidades, degradação ou qualquer outro problema no circuito da instituição deverão ser reportados ao Service Desk da RNP pelo canais de atendimento: - Telefone/Whatsapp: 0800 722 0216 - E-mail: atendimento@rnp.br

Somente contatos autorizados poderão realizar a abertura. Caso seja responsável técnico da instituição, encaminhe a solicitação de inclusão em um de nossos canais de atendimento: - Telefone/Whatsapp: 0800 722 0216 - E-mail: atendimento@rnp.br A equipe realizará as tratativas do incidente e, quando resolvido, dará um feedback à instituição.

A nossa equipe de Relacionamento com o Cliente é responsável por realizar todos os ajustes com a instituição. Caso o gestor da instituição não tenha o contato direto com essa equipe, envie sua solicitação a equipe do Service Desk pelos canais de atendimento: - Telefone/Whatsapp: 0800 722 0216 - E-mail: atendimento@rnp.br Sua solicitação será registrada e encaminhada à equipe de Relacionamento com o Cliente.

Acesse a página https://www.rnp.br/sistema-rnp/faca-parte.

Serviços

Para a utilização dos serviços fornecidos pela RNP, é necessário que a instituição realize o processo de credenciamento. Para isso, basta enviar um e-mail solicitando o credenciamento junto à RNP para atendimento@rnp.br.

Não, para utilizar o eduroam, é necessário realizar o processo de adesão ao serviço. Após a instituição concluir este processo, os usuários cadastrados conseguirão utilizar livremente o serviço. Lembrando que a CAFe é pré-requisito para a adesão ao eduroam.

Para alterar e/ou resetar sua senha da CAFe, será necessário procurar o suporte local de sua instituição, pois somente eles terão os devidos acessos para alterar ou resetar sua senha.

Nada, pois os serviços avançados da RNP são disponibilizados às instituições de forma gratuita. Lembrando que os recursos de hardware, como servidores físicos, ficam a cargo da instituição.

Primeiramente, é muito importante que você procure o suporte da instituição ao qual você está. A equipe de suporte local irá verificar se há problemas internos na instituição que possam afetar a utilização do serviço. Caso o problema persista, entre em contato com o Service Desk da RNP pelos canais de atendimento: - Telefone/Whatsapp: 0800 722 0216 - E-mail: atendimento@rnp.br

Segurança

A senha pode ser recuperada na opção “Recuperação de Senha” que consta na página principal ou pelo link https://sgis.rnp.br/accounts/password_reset/.

Para acessar o SGIS, é necessário que o administrador (informar o administrador que está cadastrado à respectiva instituição no SGIS) encaminhe os dados (Nome Completo, E-mail institucional, Telefone e Função) para cais@cais.rnp.br.

Orientamos a utilização dos servidores implementados pelo CAIS, segue abaixo os servidores NTP disponibilizados: - ntp1.pop-df.rnp.br (stratum 1) - ntp.cais.rnp.br (stratum 2)

Sim, esse material está disponível no site da RNP, podendo ser acessado pelo link https://site-publico.rnp.br/sistema-rnp/cais.